Pages

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Chocolates, chocolates e mais chocolates. Ganhei muitos hoje, mas como fica minha alimentação??

Dia dos namorados, muito amor no ar, carinho e presentes sendo trocados. Qual é a escolha de 9 entre 10 casais ? Ao menos um do casal presenteará o outro com chocolates. Creio que depois da páscoa, o dia dos namorados é a época do ano em que o chocolate é mais usado como presente. Isso é ruim para sua alimentação ? Só vai depender do tipo de chocolate e da velocidade com que você acaba com seu presentinho.

Na reeducação alimentar, caso você não tenha nenhuma patologia que influencie sua alimentação, é possível incluir diversos tipos de alimentos no seu dia a dia, inclusive os considerados "não-saudáveis", desde que esporadicamente, buscando sempre o máximo de benefícios através do seu consumo e respeitando uma quantidade máxima, para que o benefício não se transforme em malefício.


Chocolate Meio amargo
É o mais benéfico dentre todos os chocolates. Quanto maior for a sua concentração de cacau (Atualmente encontra-se com até 85%), mais benefícios trará o seu consumo. Ele é produzido a partir de massa de cacau (resultante da trituração das favas), pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.
No grão do cacau há substâncias antioxidantes chamadas flavonóides, que agem como protetor cardiovascular, reduzindo a oxidação das gorduras LDL em seu organismo, além de triptofano, substância precursora da serotonina, que provoca bem estar. Ele também possui vitaminas A, B1, B2 e C e sais minerais, como potássio e magnésio. Lembrando que esses benefícios vem do cacau, e sendo o chocolate meio amargo aquele com sua maior concentração, é a melhor escolha dentre os chocolates para a manutenção de uma alimentação saudável.

Chocolate ao Leite
É produzido a partir de licor de cacau, manteiga de cacau, leite em pó ou condensado e açúcar. Menos benéfico que o chocolate meio amargo, porém melhor que o chocolate branco, pois contém menos gordura hidrogenada e maior quantidade de cacau em sua composição.

Chocolate Branco
Todo mundo já ouviu aquela frase "chocolate branco não é chocolate". Essa afirmação vem do fato do chocolate branco não ser ser produzido com a massa ou licor de cacau, mas sim sua manteiga. É verdade, o chocolate branco é produzido apenas com manteiga de cacau, leite em pó, açúcar e essência de baunilha. Dentre os 3 tipos mais comuns de chocolate, ele é o mais calórico.

Chocolate Diet
Nesta versão o açúcar é substituído por adoçantes. Foi desenvolvido para os diabéticos, mas causa muitas dúvidas para pessoas em dietas de restrição calórica, que o consomem achando que por ser diet, tem menos calorias. Ao contrário do que muitos pensam, esse chocolate pode chegar a ser ainda mais calórico do que sua versão original, porque ao trocar o açúcar pelo adoçante é necessária a adição de mais gordura à fórmula, para compensar a mudança na textura do chocolate que a falta de açúcar causa.

Chocolate de soja
Essa versão foi desenvolvida para os intolerantes a lactose ou glúten (doença celíaca), pois é feita com extrato de soja ao invés de leite e não contém nem lactose nem glúten. Também é encontrado na versão diet, para poder ser consumido por diabéticos.

Chocolate de alfarroba
 É um chocolate com gosto similar ao do chocolate meio amargo, produzido não a partir do cacau, mas a partir da farrinha da alfarroba, uma vagem marrom e adocicada que passa por torrefação e trituração para poder ser utilizada nessa fórmula. Esse chocolate é isento de lactose, glúten e açúcar (observando de marca para marca se o açúcar não foi adicionado), podendo ser ingerido por pessoas em dieta de restrição a esses componentes.

Chocolate de cupuaçu  
Mais um substituto do cacau, o cupuaçu é utilizado de forma parecida com o cacau para fazer o chocolate. Ele tem sua semente fermentada, torrada e triturada para que a farinha resultante seja utilizada na produção do chocolate. É dito que seu sabor se assemelha muito ao do chocolate tradicional de cacau, porém é mais encontrado na região norte do Brasil. Não confunda com o bombom de cupuaçu, apenas recheado com a fruta, o que estamos comentando é o chocolate que leva o cupuaçu em sua massa.

Agora que você já conhece vários tipos de chocolate, que tal saber também como consumí-los da melhor forma? O chocolate é um alimento bastante alergênico e pode aumentar a formação de espinhas em pessoas que já tenham propensão a isso (como todos os alimentos gordurosos o fazem), além de provocar enxaquecas em pessoas que já sofrem dessas crises. Procure não passar de 30gr diárias, o que equivale a uma barrinha pequena ou 4 bloquinhos do tablete grande. Busque o mais adequado para a sua saúde, avaliando moderação, benefícios e qualquer restrição alimentar que seu organismo apresente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário