A Harmonização bem conduzida pode ser muito prazerosa e derrubar muitos mitos. Uma harmonização bem-sucedida revela aromas e sabores que você não encontra quando degusta as partes isoladamente.

A harmonização de cerveja e chocolate tem resultados bastante interessantes, até mesmo porque os dois têm muito em comum. Ambos são alimentos fermentados e também foram descobertos acidentalmente. Os dois também possuem uma grande variedade de tipos, aplicações e derivados. Basta pensar em todas as coisas diferentes que vêm do chocolate: coberturas, especiarias, doces, bolos, etc. Da mesma forma, a cerveja vai muito bem com quase todos os alimentos desde pratos com carne, saladas e até doces. Portanto já era de imaginar que eles iriam fazer uma grande parceria.
Chocolate e cerveja apresentam um delicado equilíbrio de sabores doces e amargos. Em ambos os casos, a perfeição reside no ponto de equilíbrio entre o amargo e doce. Outro segredo para harmonizar a cerveja com o chocolate é considerar os aromas e sabores provenientes dos maltes (enquanto que para harmonizar com os queijos, por exemplo, procura-se considerar o lúpulo).
Segue outra dica para harmonizar cerveja com chocolate: dê mordidas pequenas no chocolate, mastigue bem e tenha certeza que ele se dissolveu por completo, neste ponto o chocolate está pronto para receber a cerveja.
Embora não existam regras, é interessante começar com os sabores mais suaves e gradualmente experimentar sabores mais fortes, como é recomendado para outros tipos de harmonização.

Entretanto, degustar chocolate com cervejas claras e muito leves, como a Pilsen, pode não ser a pior experiência da sua vida, mas a combinação não é a melhor para a maioria dos paladares. Cervejas leves não têm a complexidade de sabor necessário para resistir ao chocolate.
Há certos estilos que em virtude de suas características de sabor e aroma, como tostado, caramelo, toffee, torrado, chocolate, café e notas frutadas, combinam muito mais com chocolate. De maneira geral podemos utilizar as cervejas escuras como stout, porter, schwartz (que apresentam notas de café, tostado, chocolate). As Ales belgas (que tem destaque para os aromas caramelados, adocicados e frutados) e até as lambics (que são cervejas mais ácidas e ainda as fruit lambics que tem adição de frutas em sua composição). É importante lembrar que a marca da cerveja, assim como a do chocolate, podem influenciar na harmonização.
Abaixo algumas sugestões de harmonização:
Chocolate meio amargo e stouts doces: Esse tipo de chocolate tem um grau de amargor mais elevado que o comum. As notas torradas dos maltes das stouts doces vão contrastar com amargor do chocolate.

Chocolate ao leite e cerveja dubbel:
Esse é um chocolate mais doce, com notas carameladas. A dubbel é uma cerveja belga com sabor pronunciado de caramelo e notas de frutas secas que vão ao encontro com o caramelo do chocolate ao leite.
Chocolate branco e cerveja tripel: O Chocolate branco clássico é doce e amanteigado. A cerveja do estilo tripel, originária de abadias cervejeiras belgas, que possui uma cor dourada, corpo médio, aroma de lúpulo sutil e aromas cítricos e frutados. A alta carbonatação dessa cerveja ajuda a quebrar a gordura do chocolate e eleva os sabores do conjunto.
Trufas de chocolate e strong dark ale: A harmonização pode variar muito dependendo do recheio da trufa. Como sugestão para harmonizar com boa parte das trufas tem-se a cerveja do estilo strong dark ale, que é uma cerveja de potencial alcoólico mais elevado e com aromas de frutas secas.
Sobremesas com chocolate: Cheesecake e pudim: fruit lambic e strong ale – Brownie e petit gateau: stout e porter – Outras sobremesas com chocolate: strong dark beer, stout, porter e belgian strong ale.
Nenhum comentário:
Postar um comentário